Para este tutorial vou utilizar esta textura retirada no site Filter Forge.
Começe adicionando um novo material em seu objeto, caso ele ainda não possua um. Para isso vá até o painel Shading (F5) e na aba Links and Pipeline, que encontra-se no menu Material buttons , clique em Add New.
Em seguida vá para o menu Texture Buttons e na aba Texture adicione uma nova textura clicando em Add New. Certifique-se de que o na aba Preview o botão Mat está ativado.
Ainda na aba Texture, selecione um tipo de textura em Texture Type (clique em None e um menu com as opções abrirá). No meu caso é uma imagem, portanto vou escolher a opção Image.
Duas novas abas vão surgir, Image e Map Image. Primeiro, na aba Imagem, clique em Load para abrir a imagem que será utilizada como textura.
Navegue em seu HD até encontrar a imagem desejada. Agora, na aba Map Image, clique em Normal Map, para a textura ser calculada pelas cores.
Agora volte para o menu Material buttons e na aba Map To faça as seguintes modificações: desative a opção Col e ative a opção No, já que nós não queremos que a textura apareça no render, apenas que ela simule relevo no objeto.
Pronto, seu objeto já possui a simulação de relevo gerada pela textura, mas você pode aumentar ou diminuir esta relevo. Basta alterar o valor da opção Nor que por padrão está em 0.50 (quanto maior o valor, maior o relevo)
Se por acaso você perceber que no render o relevo está ao contrario, basta clicar mais uma vez em Nor. O escrito ficará amarelo e a textura será invertida.
E temos o resultado final! Para completar seu material, use também texturas Color Map e outros tipos para os destalhes, como uma Specular Map.
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