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sexta-feira, 21 de março de 2008

Teclas de atalho no blender

No Blender é uma mão no mouse e a outra no teclado.


Mas não esquente em decorar todas as teclas.

Com o tempo, você nem percebe que usa as teclas de atalho, não é preciso olhar toda hora para o teclado para ver se as combinações estão corretas ou ficar pensando um bom tempo para lembrar alguma tecla, é como se fosse automático. Você pensa “Preciso cortar essa parte do objeto” e logo você digita Ctrl+R.


O teclado é esencial no jornada com o Blender, pois isso, saber as teclas de atalho e quais são suas funções é muito importante, deixando o trabalho mais prático e produtivo! Então está ai uma lista de atalhos e funções do Blender pelo teclado. Legenda: Edit Mode: Mesh. Object Mode:


A - Selecionar/Descelecionar tudo Mesh/



B - Caixa de seleção Mesh/


B depois B novamente - Bolinha de seleção Mesh


C - Centralizar nas coordenadas do 3DCursor Mesh/


D - Modos de Visualização Mesh/



E- Extrusão Mesh


F - Fazer Face Mesh


F - Mudar para o modo UV Face Select


G - Mover objeto selecionado Mesh/


H - “Esconde” seleção Mesh/



I - Inserir “Key” para animação Mesh/


O - Ativar a opção Fallof Mesh


P - Separar malha selecionada Mesh


P - Rodar Game Engine



R - Rotação Mesh/


S - Escala Mesh/


V - Entrar no modo Vertex Paint


W - Menu de edição de malha Mesh



W - Opções de Boolean


Z - Alternar entre vizualização Solid e Wire Mesh/


X ou Delete - Menu de deletar Mesh/



Ctrl+E - Funções epeciais das arestas (edge)


Ctrl+G - Menu de grupos


Ctrl+J - Juntar os objetos


Ctrl+M - Espelhar a malha Mesh/



Ctrl+Q - Sair do Blender Mesh/


Ctrl+T - Transformar faces quadradas em faces triangulares Mesh


Ctrl+X - Novo arquivo Mesh/


Ctrl+Y - Refazer Mesh/



Ctrl+Z - Desfazer Mesh/


Ctrl+TAB - Entrar no modo Weight Paint


Ctrl+TAB - Modos de seleção Mesh


Ctrl+Barra de Espaço - Modos de manipulação Mesh/



Alt+A - Rodar animação na 3D View Mesh/


Alt+D - Replicar


Alt+E - Entrar no Edit Mode


Alt+G- Resetar Locação



Alt+J - Transformar faces triângulares em faces quadradas Mesh


Alt+M - Opções de Merge Mesh


Alt+R- Resetar Rotação


Alt+S- Resetar Escala


Shift+A - Menu add Mesh/



Shift+B - Definir area para renderizar Mesh/


Shift+C - Visão geral / centralizar 3D Cursor nas coodenadas 0 Mesh/


Shift+D - Duplicar Mesh/



Shift+F - Fazer faces trinangulares Mesh


Shift+S - Menu de Snap Mesh/


Shift+Z - Alternar entre vizualização Shaded e Wire



Shift+Barra de Espaço - Maximizar janela Mesh/


TAB - Alternar entre Object Mode e Edit Mode Mesh/


Barra de Espaço - Menu Add Mesh/


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F1 - Abrir arquivo


Shift+F1 - Abrir arquivos em partes


F2 - Salvar arquivo


Shift+F2 - Salvar arquivo como DXF



F3 - Salvar imagem


Shift+F3 - Janela Nodes Editor


F4 - Painel Logic


Shift+F4 - Selecionar componentes do arquivo



F5 - Painel Shading


Shift+F5 - Janela 3D View


F6 - Menu Textures buttons


Shift+F6 - Janela Ipo Curve Editor



F7 - Painel Object


Shift+F7 - Janela Buttons


F8 - Menu World buttons


Shift+F8 - Janela Video Sequence Editor



F9 - Painel Editing


Shift+F9 - Janela Outliner


F10 - Painel Scene


Shift+F10 - Janela UV/Image Editor



F11 - Mostrar imagem renderizada


Ctrl+F11 - Mostrar animação renderizada


Shif+F11 - Janela Text Editor


F12 - Renderizar cena


Ctrl+F12 - Renderizar Animação



Shift+F12 - Janela Action Editor

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Avançar 1 frame


Retornar 1 frame



Avançar 10 frames


Retornar 10 frames


Shift + Ir para o ultimo frame



Shift + Ir para o primeiro frame

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Você também pode mudar de layer utilizando teclas de atalho:


0 até 9 - Alterna a visibilidade dos layers de 1 até 10


Alt+0 até Alt+9 - Alterna a visibilidade dos layers de 11 até 20


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Pontos de visão prontos: (números digitados no teclado numérico)


0 = Visão da câmera.

1 = Visão frontal.

3 = Visão lateral.


7 = Visão superior.

5 = Alterna entre visão Perspectiva e visão Ortográfica

Ctrl + 1 ou + 3 ou + 7 = inverte a respectiva visão.


Ângulos - é possivel controlar algumas funções atravez dos ângulos, como por exemplo o extrude, que se você apertar a tecla referente ao ângulo após o comando de extrusão, o seu extrude irá para tal lado. O mesmo ocorre com o rotate e com o scale. Veja abaixo os ângulos:


Ângulo X (linha vermelha)


Ângulo Y (linha verde)

Ângulo Z (linha azul)


Fonte/Simbolos

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