No Blender é uma mão no mouse e a outra no teclado.
Mas não esquente em decorar todas as teclas.
Com o tempo, você nem percebe que usa as teclas de atalho, não é preciso olhar toda hora para o teclado para ver se as combinações estão corretas ou ficar pensando um bom tempo para lembrar alguma tecla, é como se fosse automático. Você pensa “Preciso cortar essa parte do objeto” e logo você digita Ctrl+R.
O teclado é esencial no jornada com o Blender, pois isso, saber as teclas de atalho e quais são suas funções é muito importante, deixando o trabalho mais prático e produtivo! Então está ai uma lista de atalhos e funções do Blender pelo teclado. Legenda: Edit Mode: . Object Mode:
A - Selecionar/Descelecionar tudo /
B - Caixa de seleção /
B depois B novamente - Bolinha de seleção
C - Centralizar nas coordenadas do 3DCursor /
D - Modos de Visualização /
E- Extrusão
F - Fazer Face
F - Mudar para o modo UV Face Select
G - Mover objeto selecionado /
H - “Esconde” seleção /
I - Inserir “Key” para animação /
O - Ativar a opção Fallof
P - Separar malha selecionada
P - Rodar Game Engine
R - Rotação /
S - Escala /
V - Entrar no modo Vertex Paint
W - Menu de edição de malha
W - Opções de Boolean
Z - Alternar entre vizualização Solid e Wire /
X ou Delete - Menu de deletar /
Ctrl+E - Funções epeciais das arestas (edge)
Ctrl+G - Menu de grupos
Ctrl+J - Juntar os objetos
Ctrl+M - Espelhar a malha /
Ctrl+Q - Sair do Blender /
Ctrl+T - Transformar faces quadradas em faces triangulares
Ctrl+X - Novo arquivo /
Ctrl+Y - Refazer /
Ctrl+Z - Desfazer /
Ctrl+TAB - Entrar no modo Weight Paint
Ctrl+TAB - Modos de seleção
Ctrl+Barra de Espaço - Modos de manipulação /
Alt+A - Rodar animação na 3D View /
Alt+D - Replicar
Alt+E - Entrar no Edit Mode
Alt+G- Resetar Locação
Alt+J - Transformar faces triângulares em faces quadradas
Alt+M - Opções de Merge
Alt+R- Resetar Rotação
Alt+S- Resetar Escala
Shift+A - Menu add /
Shift+B - Definir area para renderizar /
Shift+C - Visão geral / centralizar 3D Cursor nas coodenadas 0 /
Shift+D - Duplicar /
Shift+F - Fazer faces trinangulares
Shift+S - Menu de Snap /
Shift+Z - Alternar entre vizualização Shaded e Wire
Shift+Barra de Espaço - Maximizar janela /
TAB - Alternar entre Object Mode e Edit Mode /
Barra de Espaço - Menu Add /
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F1 - Abrir arquivo
Shift+F1 - Abrir arquivos em partes
F2 - Salvar arquivo
Shift+F2 - Salvar arquivo como DXF
F3 - Salvar imagem
Shift+F3 - Janela Nodes Editor
F4 - Painel Logic
Shift+F4 - Selecionar componentes do arquivo
F5 - Painel Shading
Shift+F5 - Janela 3D View
F6 - Menu Textures buttons
Shift+F6 - Janela Ipo Curve Editor
F7 - Painel Object
Shift+F7 - Janela Buttons
F8 - Menu World buttons
Shift+F8 - Janela Video Sequence Editor
F9 - Painel Editing
Shift+F9 - Janela Outliner
F10 - Painel Scene
Shift+F10 - Janela UV/Image Editor
F11 - Mostrar imagem renderizada
Ctrl+F11 - Mostrar animação renderizada
Shif+F11 - Janela Text Editor
F12 - Renderizar cena
Ctrl+F12 - Renderizar Animação
Shift+F12 - Janela Action Editor
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→ Avançar 1 frame
← Retornar 1 frame
↑ Avançar 10 frames
↓ Retornar 10 frames
Shift + → Ir para o ultimo frame
Shift + ← Ir para o primeiro frame
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Você também pode mudar de layer utilizando teclas de atalho:
0 até 9 - Alterna a visibilidade dos layers de 1 até 10
Alt+0 até Alt+9 - Alterna a visibilidade dos layers de 11 até 20
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Pontos de visão prontos: (números digitados no teclado numérico)
0 = Visão da câmera.
1 = Visão frontal.
3 = Visão lateral.
7 = Visão superior.
5 = Alterna entre visão Perspectiva e visão Ortográfica
Ctrl + 1 ou + 3 ou + 7 = inverte a respectiva visão.
Ângulos - é possivel controlar algumas funções atravez dos ângulos, como por exemplo o extrude, que se você apertar a tecla referente ao ângulo após o comando de extrusão, o seu extrude irá para tal lado. O mesmo ocorre com o rotate e com o scale. Veja abaixo os ângulos:
Ângulo X (linha vermelha)
Ângulo Y (linha verde)
Ângulo Z (linha azul)
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