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domingo, 13 de janeiro de 2008

download do blender

blender 2.45

Profissionais que editam 3D sempre tiveram uma grande
dor de cabeça: o custo dos softwares. Preços astronômicos acabavam por impedir até mesmo que estudantes pudessem desenvolver suas habilidades
em casa, sem contar com uma ferramenta de qualidade.
Porém, esse quadro começa a mudar. Blender é um modelador 3D gratuito,
de código aberto, que tem tantas funcionalidades quanto os grandes concorrentes pagos,
oferecendo assim uma alternativa de custo zero tanto para empresas quanto para usuários caseiros.
A interface do programa difere um pouco em relação à grande maioria de softwares do gênero, o que pode acarretar uma dificuldade inicial de
aprendizado por parte do usuário, basta acessar os tutoriais neste site AQUI



O que você encontra no Blender


Interface personalizável
Numa interface totalmente personalizável para melhor atender às suas necessidades, você encontra todas as ferramentas de que precisa e as organiza como achar melhor.
Alguma melhorias visuais estão presentes, como o anti-aliasing nas fontes (acaba com o efeito “serrilhado” das imagens) e a possibilidade de uso de temas.

Ferramentas de animação
Para compor suas animações o programa disponibiliza várias ferramentas importantes. Assim, após criar os movimentos individuais do seu personagem, você pode usar um editor não-linear de animações para juntar as cenas que produziu previamente e, depois, pode incluir sons com sincronia total, através da ferramenta de áudio integrada. Ainda pode aproveitar um editor de poses, linha-do-tempo e realizar deformações precisas de armadura.


Efeitos de física e partículas
Os efeitos físicos que podem ser aplicados aos modelos permitem resultados extremamente realistas. Assim, através de um sistema de partículas que pode ser integrado a qualquer objeto, você tem controle total sobre texturas, curvas e vários efeitos e propriedades dos objetos. Há também uma ferramenta especial para simular materiais fluidos, que permite a manipulação de parâmetros como gravidade e viscosidade em certos modelos.


Criação de Jogos
Blender pode ser uma boa opção para desenvolvedores de jogos que procuram uma ferramenta completa e gratuita. Para isso, ele conta com dispositivos de detecção de colisão e simulação de dinâmica, suporte a multimateriais, multitexturas e luminosidade e muitos outros recursos.

Formatos suportados
Para salvar e abrir seus arquivos, o programa suporta uma grande variedade de arquivos populares, incluindo TGA, JPG, PNG, OpenEXR, DPX, Cineon, Radiance HDR, Iris, SGI Movie, IFF, AVI e Quicktime GIF, TIFF, PSD, MOV, entre os 2D, e 3D Studio, AC3D, COLLADA, DEC, DirectX, Lightwave, MD2, Motion Capture, Nendo, OpenFlight, PLY, Pro Engineer, Radiosity, Raw Triangle, Softimage, STL, TrueSpace, VideoScape, VRML, VRML97, Wavefront, X3D Extensible 3D e xfig export.

Ao usar o formato próprio do programa, o BLEND, você também tem vários recursos à disposição, incluindo comprimir, adicionar assinatura digital e criptografar


imagem arquitetonica de um render e a interface do programa

imagem da interface da GE (game engine do Blender)

Links para download do Blender


windows
98/me/2000/xp/vista

Blender 2.45 Installer (8 MB)
linux x86-32
requer glibc 2.3.6

Blender 2.45, python 2.4 ( 12mb)

mac osx
requer Mac OS X 10.3+, Python 2.3
Suits PowerMac G5, Powerbook G4, iMac G5

Blender 2.45, power pc (13 mb)


para outros sistemas visite este site


veja e tenha uma idéia do que o blender pode fazer

blender trailer (00:59 seg):



outro exemplo mais longo(8:47)






blender 2.46 (em fase de testes)





blender é um software livre(open source)

mais usado para modelagem e animação 3d, mais também usado para fazer efeitos especiais
por mais que pareça ele não é um software totalmente profissional
porque existem ferrramentas em sofwares pagos, que o blender ainda não tem á oferecer
mais a cada versão do blender ele vem inovando cada vez mais
com novas ferramentas, por exemplo com essa nova versão do blender
o 2.46 (que ainda está em fase de testes) ele inovou muito
com ferramentas que o 2.45 não tinha





Para esta versão não foi feita a competição para decidir a imagem da splash screen. A splash screen (imagem acima) foi feita pelo pessoal do projeto Peach, já que esta versão tras funções desenvolvidas basicamente por eles.
Veja a lista com as novas funções feita pelo Allan Brito:

Modificador Bevel (imagem)

Modificador Explode (tutorial) (imagem)

Modificador Mesh Deform (imagem)


Novo sistema de partículas (imagem)


Novo sistema de simulação de tecidos (Cloth) (imagem)


Novas opções de soft body (imagem)


Reflexões borradas com o Ray Mirror (imagem)


Novas opções no editor de curvas IPO


Approximate Ambient Occlusion (AAO) (imagem)


Sombras suaves para lâmpadas (imagem)


Novas opções de Material/Composite Nodes


Image Browser (imagem)


Outras

Uma outra novidade é que agora é possivel configurar quantos núcleos serão usados na renderização de uma cena. A opção fica no painel Scene (F10)


E ainda no painel Scene, agora é possível ativar/desativar o SSS da renderização

sss.jpg


Lembrando que não é a versão final, é o Release Canditade 1, onde a versão é disponibilizada para o público em busca de bugs antes de versão final.


Para baixar esta versão do Blender visite esse endereço.
Visite o visite o release notes do Blender 2.46 para ver a lista completa de novos recursos e ferramentas.


Em breve teremos novos tutorial aqui no Blog sobre as novas ferramentas!


obrigado

e boa sorte com este ótimo programa!


Blender 2.46 Final baixe já!


Muitos tutoriais de blender aqui no Entreter

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