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terça-feira, 13 de maio de 2008

Tutorial de renderização

como prometido esta aqui o tutorial de renderização

vamos começar

neste tutorial vou fazer com um modelo muito simples(você pode pegar qualquer modelo seu)

o blender já vem configurado para salvar no formato jpg

veja na imgem abaixo a explicação







1:BOTÃO RENDER

este é o botão render quando vc clica nele ele renderiza a sua imagem

apenas no key frame que vc está e ele não salva a imgem renderizada porém

se vc quiser salvar aperte F3 e navegue até a pasta que vc quiser guardar

a imagem do render coloque o nome da sua imagem com a extenção .jpg e pronto sua imagem já esta salva

mas a um jeito mais facil de renderizar e salvar como imagem mas isso vou explicar isso na próxima imagem

mais abaixo do botão render tem um botão escrito Blender Internal quer dizer o qual renderizador

que vc escolheu ou seja vc pode usar blender internal,(que é o renderizador do blender)

Yafray(visite esta página para download do mesmo) ou indigo (visite esta página para download do mesmo)



2:BOTÃO C:/tmp/

neste botão vc escolhe em que pasta irá salvar a animação ou imagem renderizada

normalmente está configurado para salvar em C:/tmp/ mas também vc pode


escolher o nome da imagem a ser salva assim C:/tmp/nome da sua imagem e pronto a imagem vai ser salva

na pasta que vc escolheu se vc não trocou a imagem vai ser salva em C:/tmp e com o nome que vc especificou

seguida de 001 ou 002 e ETC.



3:BOTÃO EDGE

estes botões servem para ativar e configurar a renderização por linhas

edge ativa a rendrização por linhas e edge setings serve para configurar a cor e a força da linha



4:BOTÃO OSA

este botão serve para deixar sua imagem com uma qualidade melhor

quanto mais alto o Osa está mais alta é a qualidade da sua imagem

se vc não ativar este botão sua imagem estará serilhada porém

quanto mais baixo o OSA mais rápida é a renderização



5:botão da localização

este botão define a localização da janela

render



6:BOTÃO MBLUR

este botão serve para deixar tipo o rastro do objeto em uma animação



agora vou explicar a segunda imagem







1:BOTÃO ANIM

finalmente chegamos a parte mais interessante do nosso tutorial

o botão anim serve para renderizar toda a animação ou uma imagem só

e mais abaixo do botão anim tem os botões do sequence e do composite

o do sequence serve para vc renderizar pelo sequenciador do blender

se vc montou sua animação lá vc tem que ativar este botão

e o botão do composite serve para renderizar sua cena pelo nodes

é claro se vc fez sua cena por lá



2:BOTÃO STA/END

este botão especifica quntos frames vai ter sua animação

sta serve para especificar quando começa a sua animação

end serve para especificar quando termina a sua animação



3:BOTÕES DE FORMATO

estes botões servem para especificar o formato da sua animação

size x serve para especificar a largura do formato da sua animação

size y serve para especificar a altura do formato da sua animação



4:BOTÕES DE FORMATO DA IMAGEM

este botão serve para configurar o formato da imagem a ser salva

ou seja vc clica no menusinho onde geralmente está escrito JPG e

escolhe o formato da sua imagem se vc escolher avi vai aparecer um menu

onde vc deve configurar assim



5:BOTÕES DE FORMATO PRONTOS

esses botões são bastante praticos por que lá já estão alguns

formatos mais conhecidos como PAL e NTSC que são usados no formato de DVD





próxima parte

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