como prometido esta aqui o tutorial de renderização
vamos começar
neste tutorial vou fazer com um modelo muito simples(você pode pegar qualquer modelo seu)
o blender já vem configurado para salvar no formato jpg
veja na imgem abaixo a explicação
1:BOTÃO RENDER
este é o botão render quando vc clica nele ele renderiza a sua imagem
apenas no key frame que vc está e ele não salva a imgem renderizada porém
se vc quiser salvar aperte F3 e navegue até a pasta que vc quiser guardar
a imagem do render coloque o nome da sua imagem com a extenção .jpg e pronto sua imagem já esta salva
mas a um jeito mais facil de renderizar e salvar como imagem mas isso vou explicar isso na próxima imagem
mais abaixo do botão render tem um botão escrito Blender Internal quer dizer o qual renderizador
que vc escolheu ou seja vc pode usar blender internal,(que é o renderizador do blender)
Yafray(visite esta página para download do mesmo) ou indigo (visite esta página para download do mesmo)
2:BOTÃO C:/tmp/
neste botão vc escolhe em que pasta irá salvar a animação ou imagem renderizada
normalmente está configurado para salvar em C:/tmp/ mas também vc pode
escolher o nome da imagem a ser salva assim C:/tmp/nome da sua imagem e pronto a imagem vai ser salva
na pasta que vc escolheu se vc não trocou a imagem vai ser salva em C:/tmp e com o nome que vc especificou
seguida de 001 ou 002 e ETC.
3:BOTÃO EDGE
estes botões servem para ativar e configurar a renderização por linhas
edge ativa a rendrização por linhas e edge setings serve para configurar a cor e a força da linha
4:BOTÃO OSA
este botão serve para deixar sua imagem com uma qualidade melhor
quanto mais alto o Osa está mais alta é a qualidade da sua imagem
se vc não ativar este botão sua imagem estará serilhada porém
quanto mais baixo o OSA mais rápida é a renderização
5:botão da localização
este botão define a localização da janela
render
6:BOTÃO MBLUR
este botão serve para deixar tipo o rastro do objeto em uma animação
agora vou explicar a segunda imagem
1:BOTÃO ANIM
finalmente chegamos a parte mais interessante do nosso tutorial
o botão anim serve para renderizar toda a animação ou uma imagem só
e mais abaixo do botão anim tem os botões do sequence e do composite
o do sequence serve para vc renderizar pelo sequenciador do blender
se vc montou sua animação lá vc tem que ativar este botão
e o botão do composite serve para renderizar sua cena pelo nodes
é claro se vc fez sua cena por lá
2:BOTÃO STA/END
este botão especifica quntos frames vai ter sua animação
sta serve para especificar quando começa a sua animação
end serve para especificar quando termina a sua animação
3:BOTÕES DE FORMATO
estes botões servem para especificar o formato da sua animação
size x serve para especificar a largura do formato da sua animação
size y serve para especificar a altura do formato da sua animação
4:BOTÕES DE FORMATO DA IMAGEM
este botão serve para configurar o formato da imagem a ser salva
ou seja vc clica no menusinho onde geralmente está escrito JPG e
escolhe o formato da sua imagem se vc escolher avi vai aparecer um menu
onde vc deve configurar assim
5:BOTÕES DE FORMATO PRONTOS
esses botões são bastante praticos por que lá já estão alguns
formatos mais conhecidos como PAL e NTSC que são usados no formato de DVD
próxima parte
Aviso!
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terça-feira, 13 de maio de 2008
Tutorial de renderização
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