Você pode baixar o modelo.blend nos seguintes links
Download para blender 2.45 (sem textura!)
Download para blender 2.45 (com textura!)
aprenda a texturizar a taça na próxima parte do tutorial
parte 1 iniciando a modelagem
Para iniciar a taça,
devemos enboça-la, o resto o programa faz por nós,
vamos começar,
com o mouse encima da 3d view, vá para a vista superior numpad 7,
pressione a tecla [barra de espaço],
add>mesh>circle
mude o numero 32 por 14,
É nessesário lembrar, que ao adicionar um objeto,
ele automaticamente, entrará no modo de edição
Leia dois paragrafos que seguem, antes de praticar:
Pressione Numpad 3, para ir á vista lateral,
e lá aplique extrusão para os vértices, de forma que segue na figura 3,
Figura 3
A primeira extrusão é para cima e todas as demais para cima também,
Para aplicar uma extrusão, é preciso teclar [E], e movimentar o mouse ,
ou cetas direcionais, para confirmar, clique com o botão esquerdo do
mouse, ou pressione [Enter],
para cancelar a extrusão, clique com o botão direito do mouse,
utilize o reposicionamanto e o "zoom"
reposicionamento com [shift]+botão do meio do mouse, e arraste,
para dar zoom pressione +ou- do numpad, ou com ctrl + botão do meio do mouse, e arrastar,
Lembre-se, para fazer a tua taça ficar parecida a
figura 3 acima, apenas siga 3 passos,
tecla [e], para extrusão, (nos eixos x, y, z também)
tecla [s], para escalonar, mudar de tamanho
tecla [g], para mover, (você também pode mover nos eixos x, y, z)
tua taça deverá ficar parecida, com a da figura 3 acima,
se vc quiser, pode modelar, o interior da taça também,
com as dicas acima, só que agora extrudando, para dentro da taça,
para tomar apenas, a espeçura do vidro.
Agora vamos fechar o fundo desta taça selecionando a ultima linha de vértices da sua taça
como na imagem abaixo pressione, [e]+[s]+0 pronto já fechamos o fundo da taça
está quase pronto, agora vamos renderizar a taça,Finalizando a modelagem
pode ver que a taça está ficando legal, mas pressisamos finalizar,
a nossa taça aplicando um subsurface, e Set Smoot,
para aplicar o subsurface, vá para o painel Editing(F9),
(com a taça selecionada,)e em modifers, clique em add modifer escolha subsurf,
e configure como na imagem abaixo,
você pode ver que a taça, ainda ficou quadriculada,
então vamos dar uma alizada nisso, com Set Smoot, e Auto Smoot,
clique nos botões indicados abaixo, e ajuste o degr: para 80,
Pronto terminamos a modelagem agora vamos
renderizar, para renderizar tecle (F12)(Logo o tutorial de renderização!)
Veja a imagem renderizada, com Ambient Occlusion
>Próxima parte: texturizando da taça>
Aviso!
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quarta-feira, 30 de abril de 2008
Tutorial modelando e texturizando uma taça
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