Bom, chegou a hora do Blender Total trazer algum tutorial de Game Engine. Mas valeu apena a demora, porque desta vez você terá um ótimo tutorial.
Para os famintos de Game Engine, que sempre sonham em fazer jogos como GTA, mas que encontram dificuldades na hora de fazer o personagem entrar dentro carro, ou vice-versa. Essa troca de controles, ou seja, controlar o carro somente, sem ser que o personagem vá também, ou controlar o personagem sem afetar o veiculo, é algo que faz de muitas pessoas desistirem de seus projetos de jogos.
A alguns dias estive pensando sobre isso e realizei um vídeo tutorial. Bom ,aponto disso não irei mais falar, veja o tutorial você mesmo:
Creio que de para fazer tudo, exatamente como no tutorial. Apesar de estar com qualidade baixa, é possível ver todos os passos sem se perder. Neste tutorial você aprenderá diversas coisas, como:
Dinâmica do Blender
Alteração da posição do Raio
Propriedade Bool
Sensores, Controladores e Atuadores
Ligação dos mesmo entre vários objetos
Alternação de Câmeras
Colocação de Script Python
Alternação de Controles
Muitas coisas dessas irão lhe ajudar agora mesmo ou futuramente. E falando nisso temos que ressaltar sobre o Script Python que foi utilizado no tutorial para o personagem sair do lado do carrro ao apertar espaço. Clique aqui para ver o script.
Lembrete Muito importante a Todos. Nas ultimas quatro linhas do script:
“…
x = carro.getPosition()[0]+sairX
y = carro.getPosition()[1]+sairY
z = carro.getPosition()[2]+sairZ
personagem.setPosition([x,y,z])”
Faça o seguinte, quando colar o script no Bloco de Notas, no início de cada uma dessas quatro linhas pressione a tecla TAB, para ter um espaçamento. Caso contrário o script não irá funcionar.
Agora copie o conteúdo, e cole no Bloco de Notas, lembrando de apertar o TAB. Quando for salvar digite o nome: “PosicionarPersonagem.py”
Lembrando a todos, que qualquer dúvida, crítica ou sugestão, basta postar um comentário ou enviar um email que logo você será respondido.
Bons Estudos.
fonte/blender total
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